O Império do Belo Monte ou Canudos é um dos vários locus de messianismo, na segunda metade do século XIX. Dentre as circunstâncias que propiciaram o surgimento do messianismo na Bahia, destaca (m)-se
- A. o conjunto de práticas religiosas disseminadas no sertão brasileiro, como o Calundu, o que levou ao aparecimento de diversas divindades mais próximas das tribulações humanas, causando o enfraquecimento da Igreja Católica entre os camponeses.
- B. o patriarcalismo, baseado em famílias que possuíam extensas propriedades fundiárias e viviam em lutas constantes entre si na disputa pelo voto dos eleitores e pelo controle da polícia e da administração local, além do catolicismo popular que vigorava no interior.
- C. as alianças que os latifundiários estabeleciam entre si, com o apoio da polícia, a fim de evitar o roubo de gado pelos sertanejos, o que ensejou o aparecimento de líderes chamados "Messias", que pregavam a sublevação armada dos camponeses.
- D. a disputa política entre os latifundiários do sertão nordestino pelo controle de terras, o que gerou um clima de medo entre os sertanejos, que logo escolheram um líder para defendê-los tanto dos proprietários rurais como dos jagunços.