Em março de 1942, o Brasil assinou em Washington uma série de acordos sobre matérias-primas estratégicas para a guerra, entre as quais a borracha. Esses acordos serviram para incrementar o (a)
- A. produção da borracha com o recrutamento de mão-de-obra do Nordeste do Brasil, por meio da propaganda, que enfatizava a importância da ocupação e da colonização dos "espaços vazios" e o engajamento nos esforços de guerra do Brasil
- B. produção da borracha com base no contingente migratório das regiões Nordeste e Centro-Oeste, incentivado pela propaganda do governo, que prometia o pagamento dos trabalhadores em moeda americana.
- C. recrutamento de trabalhadores do Nordeste brasileiro, em solidariedade aos países aliados em guerra, especialmente o Brasil, que havia declarado guerra ao Eixo após a invasão do Atlântico Norte.
- D. imigração de cearenses que, incentivados pela propaganda do governo, deixavam o sertão em busca de enriquecimento em terras muito parecidas com a do Nordeste brasileiro, o que facilitava a sua adaptação.