Uma paciente de cinquenta e três anos de idade, mãe de três filhos, procurou tratamento psicológico depois de sete meses do falecimento de seu marido, ocorrido por complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral. A paciente relatou perda de apetite e constantes episódios de choro. Ela afirmou que tem vontade de morrer para reencontrar o marido; que a vida não tinha mais sentido; que às vezes sentia raiva do marido, por ele não ter lutado para se manter vivo, e de Deus, sentindo-se, em seguida, culpada; e concluiu que, por não conseguir acreditar no falecimento do marido, parecia que estava vivendo um permanente sonho.
A respeito dessa situação hipotética e com base no Manual estatístico e diagnóstico dos transtornos mentais (DSM-V), julgue os itens a seguir.
Caracterizam um quadro de transtorno disruptivo da desregulação do humor os seguintes sintomas apresentados pela paciente: humor deprimido, perda de interesse ou de prazer em atividades, sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva e pensamentos recorrentes de morte.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...