A aliança terapêutica é um dos conceitos peculiares à técnica da psicoterapia breve, o qual se alia aos demais conceitos de experiência emocional corretiva, foco, atividade e planejamento, configurando um procedimento psicoterápico de abordagem objetiva e de fácil aplicação, inclusive em ambiente institucional, seja para o público infanto‐juvenil ou adulto. A respeito do estabelecimento da aliança terapêutica, assinale a alternativa correta.
- A. Exige do terapeuta uma postura ativa sem desprover‐se do manejo do silêncio durante as sessões mediante o arcabouço de interpretações elaboradas de forma clara e diretiva, no sentido de promover a compreensão do sujeito.
- B. Exige do profissional uma postura de interesse mediante desafios enfrentados pelo sujeito no decorrer do curso de vida, mas explícita quando a limita ao auxílio e ao controle das atuações quando estas forem lesivas ao setting e ao próprio indivíduo.
- C. Fundamenta‐se na capacidade do profissional propiciar ao sujeito uma auto‐observação estável, visto que esse sujeito expressa‐se tanto de forma introspectiva quanto extrovertida, e recorre a diversas maneiras de atuação conforme o contexto.
- D. Fundamenta‐se no método psicanalítico, o qual se sobressai na compreensão do processo de estruturação da personalidade e de crise no desenvolvimento neurótico, o que norteia o profissional em uma configuração analítica com intervenção baseada no analista, no sujeito e na representação parental.