NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
"Além de todos os impactos e agressões ao ambiente causados pelas atividades ligadas à agropecuária e à exploração madeireira, o extrativismo mineral também representa uma fonte de degradação ambiental. (...) São famosas as histórias do Projeto Carajás e do Projeto Jari nas décadas de 70 e 80". (Ozorio Fonseca. Impactos Ambientais: Desmatamentos e Queimadas. In Amazônia: interesses e conflitos. Revista Com ciência, número 14, SBPC, www.comciencia.br/reportagens/amazonia/amaz14.htm, acessada em 2/12/2006) O trecho acima cita dois conhecidos projetos de desenvolvimento para a Amazônia: o Carajás e o Jari. Eles são, respectivamente:
Carajás: produção de ouro, organizada por milhares de pessoas que promoveram uma corrida nacional à conhecida "Serra Pelada"; Jari: produção de juta, que contou com o apoio de capital internacional, sobretudo o japonês.
Carajás: produção de manganês, efetivada por capital internacional na Cia. Vale do Norte; Jari: produção de ferro, desenvolvida no sul do Pará pela Cia. Vale do rio Doce.
Carajás: produção de minérios, sobretudo o ferro, organizada pela Cia. Vale do rio Doce; Jari: produção de celulose e de outros produtos como o arroz. Ambos os projetos envolveram a criação de usinas hidrelétricas.
Carajás: produção de celulose, financiada pelo governo federal, sob a organização da Cia. Vale do rio Doce; Jari: produção de minério de ferro, desenvolvida com capital norte-americano de Daniel K. Ludwig.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...