O Brasil dos anos 20 do século passado vive em um ambiente de grande efervescência, de que são exemplos as revoltas tenentistas, o surgimento do Partido Comunista e a crise política da denominada República Velha, que deságua na Revolução de 1930. É em meio a esse contexto que acontece, em fevereiro de 1922, em São Paulo, a Semana de Arte Moderna. Em relação a esse acontecimento, um autêntico festival em que as novas tendências da arte moderna são apresentadas ao público, é correto afirmar que
a recepção do público foi de integral e imediato apoio, não se ouvindo vozes críticas às inovações estéticas propostas pelos modernistas.
reforçou o academicismo presente na arte brasileira, razão pela qual as apresentações ocorreram no Teatro Municipal da capital paulista.
os artistas modernos, ao tempo em que se atualizavam com as inovações estrangeiras, começam a redescoberta dos valores nacionais, na busca de uma linguagem mais brasileira.
o movimento dele decorrente, o modernismo, contesta o valor e o suposto significado histórico de outras manifestações culturais do passado, como seria o caso do barroco.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...