Entre fins do século XIX e princípios do século XX, o Brasil praticamente monopolizou a produção de borracha, cuja demanda no mercado mundial crescia exponencialmente. Inicialmente, o Pará foi o grande centro exportador do produto, mais tarde superado pelo Amazonas. Além de capitalistas locais e estrangeiros, afluíam para os seringais grandes contingentes migratórios do Nordeste, cearenses sobretudo. As riquezas geradas pela borracha ficaram concentradas em mãos de poucos, além de não se estender ao restante do país. Em 1876, ingleses chegaram ao Pará, de onde recolheram mudas de seringueira e as levaram para a Ásia.
Considerando essas informações e o contexto histórico ao qual se reportam, assinale a opção correta.
A grande extensão temporal foi uma característica fundamental do denominado ciclo da borracha, além do monopólio brasileiro na oferta do produto por quase todo o século XX.
A maciça utilização da mão-de-obra nordestina nos seringais foi decisiva para que a exploração da borracha garantisse significativa distribuição de renda.
Centrada no Amazonas e, em seguida, no Acre, a exploração da borracha amazônica apenas tangencialmente envolveu o Pará, área de poucos seringais e sem estrutura portuária.
O declínio econômico da borracha brasileira deveu-se, entre outros fatores, à emergência de outras regiões produtoras que passaram a competir, vantajosamente, no mercado mundial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...