Na sala de aula, os alunos podem questionar por que o autor destacou a relação entre os acontecimentos no povoado do Arraial de Canudos e suas conseqüências na política da República. Uma resposta coerente com o ponto de vista de Boris Fausto, para um professor de História, seria:
Os políticos monarquistas armaram os jagunços do Nordeste na tentativa de derrubar o governo constitucional implantado por representantes das forças do exército.
Alguns políticos republicanos viram o dedo oculto dos monarquistas como responsáveis pela revolta de sertanejos em relação às suas condições de vida.
Os monarquistas responsabilizaram os republicanos por terem incitado o povo sertanejo a levar uma vida ascética com o objetivo de atacar a Igreja Católica.
Os republicanos acusaram os coronéis de armarem líderes messiânicos porque estavam descontentes com a reforma agrária colocada no texto constitucional.
Os sertanejos de Canudos foram duramente reprimidos pelos ex-monarquistas porque contribuíram para a proliferação do ideal republicano.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...