Realizando uma pesquisa de imagens sobre aspectos da evolução política e social da história do Brasil, um aluno descobriu a seguinte charge, publicada no jornal O Estado de São Paulo, em 1963.
Demonstrando interesse no significado da charge, o aluno propôs ao professor a realização de um debate com os demais alunos, visando elucidar a tendência política do autor da charge em relação ao governo de João Goulart. Após o debate, os alunos concluíram que se tratava de uma tendência política
dos setores mais radicais da esquerda que realizaram várias passeatas que se tornaram conhecidas por marchas da família com Deus pela liberdade.
dos que acreditavam na tese de que só uma revolução purificaria a democracia, pondo fim à luta de classes, ao poder dos sindicatos e aos perigos do comunismo.
de setores sociais e políticos revoltados com a falta de comprometimento do presidente da República com as lutas em defesa das reformas agrária e urbana.
dos partidários do sistema comunista que, por estarem insatisfeitos com o populismo do presidente e de seus ministros, buscaram alianças com os militares.
dos organizadores do "comício da Central" que, sendo ligados à CGT, defenderam em praça pública a deposição dos representantes do legislativo e do executivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...