História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
as práticas econômicas liberais, que já eram dominantes em grande parte do continente europeu desde o início do século XV, tornaram-se o fator determinante para que a colonização da América fosse efetivada a partir de 1500.
a grande perseguição aos numerosos protestantes portugueses após as primeiras decisões do Concílio de Trento, situação que obrigou o Estado português a optar pela criação de colônias de povoamento em várias regiões do Brasil.
a consolidação da União Ibérica em fins do século XVI, pois a associação com o poderoso Império espanhol possibilitou a Portugal os primeiros grandes investimentos na produção de açúcar e na generalização do tráfico de escravos.
as intrincadas relações diplomáticas que envolviam Portugal, Inglaterra e França desde o século XIV, pois interessava aos ingleses o início da colonização do Brasil com o objetivo de evitar que a França colonizasse a América.
as novas ideias religiosas concretizadas na Reforma Religiosa, que teve como resposta por parte da Igreja Católica a criação da Companhia de Jesus, que mandou missionários para o Brasil com o intuito de catequizar as sociedades indígenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...