Com base no trecho citado, é correto afirmar que a estrutura sociopolítica do Segundo Reinado:
possuía uma estrutura estamental e uma sociedade de corte, tendo em seu ápice os proprietários de terras e escravos. Num segundo plano, ficavam os pequenos proprietários, o funcionalismo público, os comerciantes, toda a sorte de letrados. Na base estavam os homens livres pobres. Os escravos não pertenciam ao corpo de cidadãos, mas tampouco sua situação de mercadoria foi formalizada legalmente.
estruturou-se a partir de estamentos, tendo na classe imperial a maioria dos privilégios. Dividida entre senhores proprietários de latifúndios de um lado, e os africanos escravizados de outro; a sociedade baseava-se na distinção racial formalizada nas leis do código civil brasileiro. Desta feita, o espaço público de debate esteve limitado à boa sociedade por meio da proibição do voto aos negros.
organizou-se em uma monarquia constitucional baseada na soberania popular.Asoberania, neste caso, significava uma relação particular da realeza com a democracia, para que a vontade do povo se realizasse a rigor. Por meio do Poder Moderador, o governo imperial interferia a favor dos homens livres pobres e dos africanos escravizados. Neste sentido, a sociedade imperial reservava à elite política as decisões sobre os rumos da nação.
possuía uma estrutura estamental dividida entre proprietários de terras e escravos, funcionários públicos; a classe média era formada por homens livres pobres, comerciantes e profissionais liberais; e o estamento subalterno, formado pelos africanos escravizados. Os direitos políticos limitavam-se aos proprietários de terras e escravos. Este aspecto era reforçado pelo voto censitário.
manteve os privilégios senhoriais do Brasil colonial e suas instituições políticas. Este aspecto estruturou a política imperial e a sociabilidade da sociedade de corte. A política era a arena de disputas internas ao estamento senhorial. A liberdade ficava restrita aos proprietários de terras e escravos, relegando aos demais habitantes do império a condição de meros espectadores das decisões políticas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...