Diante de alguns eventos políticos e de seus conhecimentos sobre o período 1945-1964, pode-se afirmar que:
a disputa ideológica entre esquerda e direita caracterizou-se no conflito entre as forças políticas mais expressivas do período: militares e políticos liberais da UDN (União Democrática Nacional) contra sindicalistas e políticos socialistas doPSD(Partido Social Democrático).
com a morte de Getúlio Vargas em 1954, o varguismo sofreu um duro golpe.Apartir de então, os sindicatos e as centrais operárias passariam a apoiar Juscelino Kubitscheck e seu projeto Trabalhista.
o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) expressava a voz dos sindicatos e centrais de operários. Sua força política pode ser comprovada diante da presença deste partido nas alianças políticas de todos os governos no pós-Segunda Guerra: 1950, 1955 e 1960.
Jânio Quadros elegeu-se, em 1961, presidente pelo PTN (Partido Trabalhista Nacional) com apoio daUDN(União Democrática Nacional), com forte apelo moralista e discurso contra a corrupção. Seu símbolo de campanha era uma vassoura. Seu mandato durou apenas seis meses.
a renúncia de Jânio Quadros instaurou uma grave crise política que desdobrou-se na tentativa de grupos militares impedirem a posse do vice-presidente João Goulart, identificado ao comunismo. Apesar da garantia de sua posse e o respeito à Constituição, João Goulart encontrou dificuldades para governar sem o apoio dos sindicatos e centrais sindicais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...