História - História do Brasil - IF PI - 2012
Em meados de 1867, uma circular enviada pelo Ministério da Justiça chegou à presidência do Ceará e de outras províncias, como Piauí e Minas Gerais, determinando que os condenados por crimes de homicídio ou tentativa de homicídio que comprovassem o cumprimento de mais de dois terços da pena e bom comportamento receberiam indulto a fim de irem para a Guerra do Paraguai.
(SOUZA, Maria Regina Santos de. Licença para matar. In: Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 6, nº 66, março de 2011. p. 56).
Sobre o envolvimento do Brasil na Guerra do Paraguai, assinale a alternativa INCORRETA:
A guerra movida pelo Paraguai, Brasil, Argentina e Uruguai entre os anos de 1864- 1870 é um indício das relações tensas que historicamente envolveram o extremo sul do continente americano. Em meados do século XIX, essa tensão esteve relacionada com o controle de um importante canal para o escoamento de mercadorias: o rio da Prata.
No Brasil, o conflito gerou revoltas e manifestações contrárias à forma violenta com que o governo imperial passou a recrutar soldados nas camadas mais pobres da população.
Uma guerra longa como a que o Brasil moveu contra o Paraguai acabou por deixar evidente a falta de organização e contingente do Exército Brasileiro, o que justificou as medidas tomadas no sentido de criar, urgentemente, um contingente de soldados.
Como forma de seduzir a população pobre a participar das fileiras do Exército, o Império, em 1865, institui o Decreto dos Voluntários da Pátria. Por este Decreto, o governo oferecia dinheiro, terras e pensão aos soldados e às famílias dos mortos e feridos em decorrência do combate.
Ao sair vitorioso do conflito, o Império Brasileiro se fortalece como referência política e militar no continente americano, o que justifica a longevidade do governo de D. Pedro II após a década de 1870.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...