A psicologia social, enquanto ciência, busca estudar a dimensão subjetiva (sentidos e significados) dos fenômenos que são coletivos. Busca entender como os fatos ocorrem na relação entre os humanos na sociedade, constituindo fenômenos chamados de sociais, que estão representados ou convertidos em subjetividade. (Bock, 2008.)
Com base no trecho anterior, assinale a afirmativa correta.
- A. Os problemas psicológicos decorrentes das situações de pobreza e miséria não são objetos da psicologia social.
- B. Os problemas psicológicos decorrentes das situações de pobreza e miséria não são objetos da psicologia social, exceto em casos de vulnerabilidades social.
- C. A psicologia social não enfatiza, em seu objeto de estudo, averiguar como a vida vivida coletivamente é sentida, percebida, simbolizada por cada sujeito e pelo coletivo deles.
- D. O aspecto que não interessa a psicologia social está nas formas de sentir, de se comportar, de relatar, de registrar de cada um e do coletivo; está nas leis, nas regras, nos valores; está em cada espaço da sociedade, como um aviso, como uma placa, como um livro etc.
- E. O que os ricos e os pobres pensam sobre a desigualdade, como se sentem nessas condições desiguais, como agem e reagem, como se relacionam, no que creem: tudo isso é dimensão subjetiva da desigualdade social e, portanto, objetos de estudo e trabalho da psicologia social.