Texto para as questões 46 e 47
Nem Maquiavel nem os humanistas estavam longe da verdade. O momento histórico colocava em foco a capacidade criativa da personalidade humana. O período era de grande inventividade técnica, estimulada e estimuladora do desenvolvimento econômico. Criara novas técnicas de exploração agrícola e mineral, de fundição e metalurgia, de construção naval e navegação, de armamentos e de guerra. Foi o momento da invenção da imprensa e de novos tipos de papel e de tintas. Se a introdução de uma nova técnica poderia colocar uma empresa à frente de suas concorrentes, a criação de novas armas colocava os estados em vantagem sobre os seus rivais. Foi com esse objetivo que Galileu foi contratado pela oligarquia mercantil da República de Veneza e foi esse tipo de préstimos que Leonardo da Vinci ofereceu para Ludovico, o Mouro, senhor de Milão, a fim de entrar para seu serviço.
Tomando o texto como referência inicial, assinale a opção incorreta a respeito do Renascimento.
O Renascimento, expressão do movimento humanista, em muito se beneficiou dos benfeitores e mecenas que patrocinavam as ações e atividades de artistas e cientistas.
A maneira em torno da qual a introdução de novas técnicas e criações foi tratada, por reis e pela Igreja de Roma, foi clara: estimulou-se o avanço nos conhecimentos até então existentes.
Movimento de renovação humanista, o Renascimento beneficiou-se em sua difusão com o invento de Gutenberg.
Marcado por desenvolvimentos técnicos advindos do campo da fundição e da metalurgia, bem como das invenções no campo da navegação, o Renascimento relacionou-se estreitamente com as grandes navegações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...