NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A crise explodiu nos EUA, em 1929. Do dia para a noite, prósperos empresários passaram a meros possuidores de papéis sem valor algum. A desordem econômica foi enorme: 85 mil empresas faliram, 4 mil bancos fecharam e 12 milhões de trabalhadores perderam o emprego. Sobre esta crise da bolsa de Nova York, e seus desdobramentos na relação do Estado com o capital nos EUA, é correto afirmar que:
até 1929 imperava o livre mercado auto regulador nos EUA e a falta de um controle estatal gerou especulação financeira desenfreada, superprodução, que foram a base da crise de 1929.
a crise de 1929 demonstrava que a intervenção do Estado liberal no mundo do capital é um grave problema. Foi a interferência do Estado (New Deal) que gerou o estouro da bolsa de Nova York.
a desordem econômica de 1929, nos EUA, aconteceu como desdobramento da 1ª guerra mundial, quando os EUA fortaleceram o seu poder estatal e geraram especulação financeira.
a crise de 1929 é a crise do liberalismo econômico do século XIX. Ela representou o fim da Bela época e o início do neo-liberalismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...