NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Foi somente a partir do final do século XV, no contexto das viagens e descobertas ultramarinas, que a arte portuguesa atingiu alto grau de originalidade e riqueza decorativa, tanto na arquitetura quanto na pintura e escultura. Considerando esse contexto histórico e artístico, é correto afirmar que:
no século XV, a pintura portuguesa despontou com a beleza dos painéis pintados por Nuno Gonçalves (1450-1471), como o Políptico de São Vicente, com materiais oriundos da África, Ásia e América.
ao final do século XV e início do século XVI, a influência italiana deu lugar a uma arquitetura de matriz inglesa muito expressiva, com a presença dos belos azulejos pintados nas construções tipicamente portuguesas.
a escultura teve sua introdução no cenário artístico de Portugal, no século XVI, sob influência do francês Nicolau de Chanterene (1486-1581), um dos introdutores do espírito renascentista em Coimbra.
no período conhecido como manuelino, ao final do século XV, temos os mais importantes conjuntos arquitetônicos de Lisboa, como Convento dos Jerônimos e da Torre de Belém, construídos por arquitetos árabes e judeus que viviam em Portugal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...