NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O romantismo manifestou-se na pintura no início do século XIX, por vários quadrantes. Na Espanha, o principal expoente é Francisco Goya (1746-1828). Na França destaca-se Eugène Delacroix (1798-1863) e, na Inglaterra, o interesse pelos fenômenos da natureza em reação à urbanização e à Revolução Industrial é visto como um traço romântico de naturalistas como Joseph William Turner (1775-1851) e John Constable (1776-1837). Enquanto isso, o romantismo na Alemanha produz obras de apelo místico, como as paisagens de Caspar David Friedrich (1774- 1840). Considerando esses autores, obras e estilo, é correto afirmar que:
o romantismo se opunha ao racionalismo e ao rigor do neoclassicismo, defendendo a liberdade de criação e privilegiou a emoção sobre a forma.
as obras românticas valorizavam o individualismo, o sofrimento amoroso, a religiosidade cristã, em detrimento da natureza e dos temas nacionais e do passado.
a tendência romântica rejeitava a tese do filósofo iluminista Jean-Jacques Rousseau (1712- 1778) de que o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe, exprimindo essa crítica na arte da pintura.
as artes visuais do romantismo basearam seu conteúdo político na antiguidade clássica, satirizando os falsos ideais de liberdade da Revolução Francesa (1789).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...