Como objeto de diferentes leituras, os textos luteranos produziram outras tantas significações: um novo ideal ético-religioso para alguns, uma clara indicação para outros, dos caminhos que mais convinham, por exemplo, às burguesias urbanas ou, em outra ordem de idéias, aos senhores e príncipes alemães.
(Falcon)
Assinale a alternativa correta.
A Reforma, embora começando revolucionária, tornou-se reacionária ao rejeitar o absolutismo, buscando substituir a Igreja Católica no domínio sobre os camponeses.
Para os adeptos da Contra-Reforma, a visão pagã do homem, o culto do corpo humano, o individualismo e o amoralismo expandiram-se em função das idéias e práticas humanistas.
Após um início vitorioso, os tempos ficaram mais difíceis para os protestantes, pela incompatibilidade entre suas idéias e o absolutismo monárquico.
O conhecimento das práticas corruptas do clero, mais do que transformações materiais técnicas e ideológicas, agrediu o profundo moralismo dos reformadores.
A Contra-Reforma representou a coexistência com o fato consumado do relativo sucesso de Lutero e a solidificação dos interesses feudais, em resistência ao verdadeiro inimigo: o calvinismo, defensor da ética capitalista.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...