Os fascistas eram os revolucionários da contra-revolução: em sua retórica, em seu apelo aos que consideravam vítimas da sociedade, e até mesmo em sua deliberada adaptação dos símbolos e nomes dos revolucionários sociais, tão óbvia no Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores de Hitler, com sua bandeira vermelha (modificada) e sua imediata instituição do Primeiro de Maio dos comunistas como feriado oficial em 1933.
(Hobsbawn)
Assinale a alternativa correta sobre o fascismo, o nazismo e o neonazismo.
Esses movimentos não produziram uma doutrina, por se basearem na emoção e no irracionalismo.
O fascismo italiano teve em comum com o nazismo o nacionalismo, o anticomunismo e o antiliberalismo, enquanto o neonazismo é evidentemente racista.
O racismo, fundamental no nazismo, esteve ausente do fascismo italiano, e no neonazismo é ocasional, de acordo com o crescimento ou a retração das correntes migratórias nas últimas décadas.
O nazismo alemão e o seu racismo, longe de ser irracionalista, baseou-se na ciência, buscando apoio na eugenia e nas últimas constatações da genética.
O neonazismo é um fenômeno transitório da globalização e não tem sido combatido pelos governos ocidentais devido à sua capacidade limitada de produzir danos à democracia e aos direitos individuais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...