Durante a Revolução Francesa, a Assembléia nacional redigiu uma Constituição cujo preâmbulo declarava: �[a Constituição] abole irrevogavelmente as instituições que feriam a liberdade e a igualdade de direitos. Deixa de existir quer nobreza, [...], ou distinções hereditárias, ou distinções de ordens, ou regime feudal, ou justiça privada, ou quaisquer dos títulos, denominações ou prerrogativas daí derivados, ou qualquer cavalaria, ou quaisquer corporações ou condecorações para as quais exigiam provas de nobreza, ou que implicavam distinções de nascimento, ou qualquer outra superioridade [...] Deixam de existir, para qualquer parte da nação e para qualquer indivíduo, qualquer privilégio ou exceção em relação à lei comum de todos os franceses. Deixam de existir guildas, ou corporações de profissões, artes e ofícios.� (DOTLE, William. O Antigo Regime. São Paulo, Ática, 1991)
Assinale a alternativa que faz afirmações incorretas sobre o texto transcrito.
O texto faz referência a elementos definidores do "Antigo Regime", termo que foi uma criação da Revolução Francesa, empregado pelos revolucionários para designar um período histórico que eles afirmavam estar destruindo.
A Constituição mencionada buscava destruir um sistema político e social baseado no Estado absolutista, nas relações feudais de trabalho e em uma sociedade de ordens, estruturada segundo noções corporativas de privilégio.
De acordo com os revolucionários franceses, a condição social dos cidadãos deveria ser determinada pela liberdade e igualdade dos direitos e não pelos privilégios da nobreza baseados na hereditariedade.
A Assembléia Nacional pretendia eliminar as prerrogativas individualistas da nobreza que se fundamentavam na propriedade privada e na ética da livre competição de mercado.
As corporações de ofício deveriam ser abolidas, porque compreendiam uma série de monopólios locais em relação ao exercício das profissões, ferindo o princípio da competição e do livre ingresso dos indivíduos em determinada ocupação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...