Muitos historiadores consideram a Primeira Guerra Mundial como fator de peso na crise das sociedades liberais contemporâneas. Assinale a opção que contém argumentos totalmente corretos a favor de tal opinião.
A economia de guerra levou a um intervencionismo de Estado sem precedentes; a "união sagrada" foi invocada em favor de sérias restrições às liberdades civis e políticas e, em função da guerra recémterminada, eclodiram em 1920 graves dificuldades econômicas que abalaram os países liberais, sobretudo pela inflação.
Em todos os países, a economia de guerra forçou a abolir os sindicatos operários, a confiscar as fortunas privadas e a fechar os Parlamentos, pondo assim em xeque os pilares básicos da sociedade liberal.
Durante a guerra foi preciso instaurar regimes autoritários e ditatoriais em países antes liberais como a França e a Inglaterra, num prenúncio do fascismo ainda por vir
A guerra transformou Estados antes liberais em gestores de uma economia militarizada que utilizou de novo o trabalho servil para a confecção de armas e munições, em flagrante desrespeito às liberdades individuais.
Derrotadas na Primeira Guerra Mundial, as grandes potências liberais foram por tal razão, impotentes para conter, a seguir, o desafio comunista e o fascismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...