Em toda a América Latina houve mudanças substanciais nas estruturas agrárias, entre as décadas de 1930 e 1980. Dentre as principais mudanças verificadas ao final desse período, pode-se constatar
a centralização da produção agrícola e do agronegócio pelo Estado, que passou a instituir regras de mercado e leis protecionistas que inibiram os grandes proprietários.
a diversificação das práticas agrícolas, contribuindo para a pulverização e para o enfraquecimento desse setor, ao provocar desmedida concorrência entre as regiões de um mesmo país.
a superação, pela indústria e pelos setores de serviços, da contribuição fornecida pela agricultura para o Produto Interno Bruto, alterando o significado social e político dessa atividade.
o predomínio da produção voltada para o mercado interno devido ao aumento da população urbana, aniquilando o papel exportador da América Latina na economia mundial.
o crescimento da agroindústria devido às políticas de substituição das importações, fator que resultou em grande diminuição das desigualdades sociais nos países latino-americanos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...