Tanto na América espanhola como na portuguesa, a pregação da fé cristã aos nativos contribuiu para a dominação das populações indígenas por parte das metrópoles, uma vez que
- A. os indígenas endossaram coletivamente a concepção difundida pela Igreja de que subordinar-se ao rei, tornar-se um súdito da Coroa, era um privilégio divino.
- B. os jesuítas e demais missionários atuaram conjuntamente a serviço do Papa e do Rei, empenhando-se na dupla tarefa da conversão espiritual e submissão ideológica.
- C. os colonizadores lançaram mão da Guerra Justa, política deliberada de extermínio indígena virando o seguro branqueamento e a cristianização das populações mestiças.
- D. as autoridades coloniais reprimiram a proposta tolerante e libertária das Missões, e convenceram os padres de que o trabalho forçado imposto aos indígenas os tornariam mais humildes e devotos.
- E. os cristãos novos que se instalaram nas colônias, bem como os líderes indígenas convertidos foram responsáveis pela difusão da imagem positiva do rei, garantindo a brusca diminuição de revoltas.