No plano internacional, o episódio narrado trouxe, como uma de suas consequências, o que está afirmado em:
- A. O episódio deu origem ao capitalismo monopolista na Inglaterra, a qual passou a manipular as leis de mercado e permitiu que Napoleão colocasse em prática sua tendência imperialista e invadisse o território brasileiro e áreas coloniais espanholas.
- B. O acontecimento provocou transformações econômicas, sociais e políticas na Inglaterra devido ao crescimento na demanda por produtos manufaturados ingleses na Europa e na América portuguesa e as guerras napoleônicas nesses continentes.
- C. O fato possibilitou aos ingleses consolidarem definitivamente sua posição sobre o Império colonial português com a abertura do mercado brasileiro aos seus produtos industriais, que passaram pagar menos impostos que as manufaturas lusitanas.
- D. A Inglaterra, procurando manter-se longe dos problemas do continente americano, isolou-se e não interveio nos conflitos desencadeados pelos anseios de Napoleão em construir grande império nas regiões de dominação portuguesa na América.
- E. O estabelecimento de vantajosos tratados econômicos com a Inglaterra garantiu a prosperidade da economia lusa e o fortalecimento do poder político português, e a sobrevivência do império colonial, durante a crise do Antigo Sistema Colonial.