O islamismo é a religião que mais cresce no mundo. A maioria dos muçulmanos encontra-se em países pobres, como Bangladesh, Egito, Índia, Iraque, Nigéria, Paquistão e Sudão, ou em desenvolvimento, como a Indonésia. Ao mesmo tempo que cresce o islamismo, crescem também os grupos fundamentalistas em seu interior.
Sobre esses grupos, é correto afirmar:
- A. Objetivando a criação de um Estado islâmico independente, grupos ligados aos fundamentalistas promoveram, no início do século XXI, violentas guerras religiosas na Europa ocidental e na África.
- B. Os grupos fundamentalistas, que já executaram diversos ataques na Europa ocidental, fizeram milhões de vítimas, até mesmo nos países desenvolvidos, na primeira década do século XX.
- C. Os guerrilheiros fundamentalistas acreditam que somente quando tiverem se tornado um grande movimento político de massa conseguirão difundir, no Ocidente, os princípios religiosos do Alcorão.
- D. Foram militantes ligados a um dos grupos fundamentalistas que executaram o atentado que destruiu as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, no dia 11 de setembro de 2001.
- E. A doutrina fundamentalista, que prevê o uso da força de forma unilateral contra qualquer país que possa representar ameaça à religião, foi a justificativa norte-americana na invasão do Iraque em março de 2003.