Após a Segunda Guerra Mundial, sobretudo, em vários países da América Latina, a industrialização tornou-se sinônimo de desenvolvimento. Dentre as diversas estratégias que estes governos latino-americanos recorreram para industrializar seus países, destacam-se:
a busca de financiamentos estrangeiros a fim de estimular a diversificação da economia, a redução do papel do Estado na economia e o estabelecimento de políticas liberais, visando a atrair empresas européias contra o imperialismo norte-americano.
o planejamento econômico proposto pela CEPAL. A ampliação do papel do Estado na economia, a modernização da agricultura, privatizações em áreas estratégicas da economia e a busca de financiamentos do bloco socialista em retaliação ao imperialismo norte-americano.
o aumento da produção agrícola, a criação e o fortalecimento do mercado interno, a ampliação do papel do Estado na economia e a redução das importações de bens de consumo, tendo em vista estimular o consumo de produtos nacionais industrializados e reduzir o impacto da deterioração dos termos de troca.
a ampliação das importações de bens de capital, o estímulo à produção agrícola para consumo interno, a ampliação da exportação de bens primários e o planejamento econômico baseado nos modelos propostos pela CEPAL, a fim de ampliar a deterioração dos termos de troca.
a ampliação do papel do Estado na economia, a criação de empresas estatais, a busca do apoio de capitais privados estrangeiros e nacionais e o planejamento econômico, privilegiando áreas estratégicas que estimulassem o crescimento e o econômico do país através da diversificação da economia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...