O Positivismo foi a primeira das escolas de pensamento que definiu a especialidade do estudo científico da sociedade, estabelecendo conceitos e uma metodologia de investigação. Como um dos princípios teóricos dessa escola, aponta-se a
percepção de que o conhecimento humano é uma revelação resultante da contemplação e da fé, sendo a sociedade regulada pelos princípios divinos que embasam a moral.
concepção da sociedade como um organismo constituído de partes integradas e coesas, que funcionam harmonicamente, de acordo com um modelo físico ou mecânico.
crença na ideia de que os princípios reguladores da sociedade devem ser pautados na religião e no senso comum, já que tais leis são universais e inatas aos seres humanos.
transposição de conceitos sociológicos e antropológicos para o estudo do comportamento humano, garantindo ações guiadas por preconceitos e interesses particulares.
preocupação em resolver os conflitos sociais por meio da negação da possibilidade de harmonia entre os indivíduos, pautando seus métodos à luz das ciências naturais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...