O fragmento da música acima trata da desigualdade que pode ser encontrada em qualquer cidade brasileira.
Utilizando-se os estudos de Karl Marx para explicar as desigualdades socioeconômicas, tem-se:
A dominação da burguesia capitalista sobre a massa é legitimada pela industrialização dos países em desenvolvimento, criando possibilidades para a ascensão social do proletariado.
O subdesenvolvimento socioeconômico dos países está intimamente ligado à luta de classes, uma vez que evidencia o caráter harmônico e justo da sociedade capitalista e das suas relações de produção.
As relações de poder entre as classes depende das qualificações, habilidades, méritos e interesses dos membros de cada um dos grupos que fundam a sociedade, uma vez que a origem da desigualdade está na capacidade individual de cada um em adquirir status.
As desigualdades sociais são produto de um conjunto de relações pautado na propriedade dos meios de produção, dando origem a um sistema social em que uma das classes domina, enquanto a outra é dominada.
Os grupos sociais obtêm status a partir do critério de posições socioprofissionais valorizadas e integradas na sociedade, uma vez que os indivíduos estão vinculados por meio da complementaridade das posições que ocupam na divisão do trabalho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...