História - História Geral - IF PI - 2012
A legislação de Sólon sobre a prostituição se apresenta, antes de mais nada, como uma medida de saúde pública, destinada em primeiro lugar a preservar a pureza da raça. Com efeito, foi para servir de derivativo aos ardores dos jovens, para proteger a castidade das mulheres livres e para garantir assim a descendência dos cidadãos que Sólon comprou jovens escravas e as instalou nas casas distribuídas pelos diferentes bairros da cidade.
(SALLES, Catherine. Nos submundos da Antiguidade. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1987, p. 20).
Acerca das temáticas instigadas pelo texto, julgue os itens e assinale a alternativa INCORRETA:
O fato de Sólon distribuir casas de prostituição, instaladas pelo Estado, em diversos bairros de Atenas demonstra que esta cidade soube organizar o seu espaço de tal forma que não houvesse critérios de diferenciação entre os seus habitantes.
A medida tomada pelo legislador ateniense demonstra, duma perspectiva mais ampla, uma preocupação com a cidade e a formação do cidadão.
Através do texto, pode-se compreender que a prostituição passa a ser controlada pelo Estado.
Se os homens gregos eram classificados por critérios de nascimento e riqueza, as mulheres, além desses critérios, eram submetidas a uma hierarquia baseada em atribuições sexuais.
A prostituição na antiguidade não esteve desligada das práticas religiosas, uma prova disso foram os cultos a Afrodite e o comércio sexual nos templos dedicados a esta deusa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...