História - História Geral - IF PI - 2012
O texto a seguir foi retirado do romance A insustentável leveza do ser:
Desde a Revolução Francesa, metade da Europa se intitulou de esquerda e a outra metade recebeu a classificação de direita. É praticamente impossível definir uma ou outra destas noções através dos princípios teóricos em que elas se apóiam. Não há nisso nada de surpreendente: os movimentos políticos não se baseiam em atitudes racionais, mas em representações, em imagens, em palavras, em arquétipos, cujo conjunto constitui esse ou aquele kitsch político.
KUNDERA, Milan. A insustentável leveza do ser. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995, p. 259.
Sobre a Revolução Francesa e suas consequências para a política ocidental, julgue os itens e assinala a alternativa correta:
Encarada pela historiografia de viés marxista como a vitória da burguesia e do capitalismo sobre a nobreza e o feudalismo, a Revolução Francesa só recentemente foi revisitada e colocada como marco inicial do mundo contemporâneo.
As mudanças políticas decorrentes das disputas ideológicas travadas durante o conflito tiveram seus impactos restritos ao continente europeu, o que explica a pouca atenção dada pela historiografia brasileira ao movimento.
Inspiradas pelas ideias iluministas, as correntes político-ideológicas que se destacaram durante a Revolução girondinos, jacobinos, planície , viram com desconfiança a participação popular, optando por um governo classista e comandado por intelectuais.
No campo simbólico, os lideres revolucionários cuidaram de construir a imagem de uma nova França. Alguns exemplos disso foram as instituições de um novo calendário, nova bandeira, novo hino e novas leis para o país.
Sob o lema Liberdade, Igualdade e Fraternidade, os revolucionários franceses propunham a construção de uma nova sociedade sem que houvesse diferenças, de qualquer tipo, entre as camadas sociais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...