Entre fins do século XVIII e a primeira metade do século XIX, a Era Revolucionária anuncia a chegada da Idade Contemporânea. Sob o ponto de vista material, a Revolução Industrial praticamente sepultava o anterior modelo de produção, subvertendo radicalmente o sistema produtivo e os padrões de vida da sociedade. Com ela, começava o processo de consolidação do capitalismo e sua expansão em escala planetária. Politicamente, as Revoluções Liberais Burguesas substituíam as arcaicas instituições do Antigo Regime por um novo tipo de regime político e de Estado. A expansão capitalista não se faz de maneira homogênea nem pacífica. Atritos e rivalidades marcam a corrida imperialista. Em larga medida, as duas guerras mundiais que explodem na primeira metade do século XX refletem esse cenário de acirrada disputa entre os países.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos ao quadro histórico do mundo contemporâneo.
O neo-colonialismo foi uma das faces provavelmente a mais visível da expansão imperialista da segunda metade do século XIX. A necessidade de evitar guerras dispendiosas levou as principais potências européias a serem bastante prudentes na exploração da África, fixando as fronteiras de suas colônias de acordo com as culturas locais e tendo o cuidado de nelas desenvolver o mercado interno.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...