Segundo um difundido provérbio oitocentista, nada tão parecido com um saquarema como um luzia no poder. Com relação à terminologia usada no provérbio, assinale a alternativa correta.
- A. Os termos luzia e saquarema eram utilizados para representar, respectivamente, os partidários lusitanos do Imperador Pedro I e os partidários dos deputados fluminenses durante os debates da Assembleia Constituinte de 1823.
- B. A atribuição do termo luzia remete aos princípios iluministas defendidos pelos republicanos que atuaram em 1824 no movimento político conhecido como Confederação do Equador, ocorrido em províncias do nordeste e norte do país.
- C. Como saquaremas eram conhecidos os políticos defensores dos ideais liberais e adeptos da descentralização política do Império, partidários da implementação do sistema federalista no Brasil.
- D. O uso dos termos remonta aos movimentos políticos do início do Segundo Reinado: luzia é a denominação dada aos grupos de tendências liberais, e saquarema é a denominação conferida aos grupos de tendência conservadora.
- E. Os termos saquarema e luzia denotavam formações não partidárias que atuavam à margem do sistema político imperial, caracterizadas pelas intervenções nos periódicos nacionais e pela participação ativa nas revoltas e rebeliões regionais.