Com relação ao processo histórico de formação do atual estado do Rio Grande do Sul, assinale a alternativa correta.
- A. Em razão do seu caráter fronteiriço e da distância geográfica em relação aos demais mercados da colônia, a integração econômica da região se deu apenas no século XIX por iniciativa do governo Imperial.
- B. Enquanto a ocupação dos Campos de Viamão teve um caráter privado, atendendo predominantemente a interesses econômicos particulares, a fundação de Rio Grande se insere nas estratégias metropolitanas de garantia da presença portuguesa na região.
- C. A presença açoriana na região sul da América portuguesa foi causada por um movimento migratório espontâneo, motivado pela busca de melhores condições de vida e sem a participação ou incentivo por parte da administração portuguesa para isso.
- D. No século XIX, a elite política local protagonizou processos emancipatórios de caráter republicano, como a Guerra da Cisplatina que tentou implementar uma República do Prata, e a Guerra dos Farrapos, que chegou a implementar um governo republicano.
- E. Importantes para a formação do Rio Grande do Sul, comunidades de origem germânica e italiana iniciaram o fluxo migratório para a região após a unificação nacional da Alemanha e da Itália no contexto da transição da mão de obra escrava para a livre no Brasil.