No Brasil, a visão da ciência nos currículos escolares se modificou ao longo do tempo. Na década de 50, durante a guerra fria, a ciência era tida como uma atividade neutra, com ênfase apenas em seus produtos. Na década de 60, com a crise energética mundial, a visão de ciência propiciou um aporte histórico, valorizando o processo. Já nas décadas de 70 e 80, diante dos problemas ambientais, a ciência passou a ser considerada como produto do contexto socioeconômico e político. Sendo assim, é correto afirmar que, no Brasil, nas décadas de 70 e 80, o ensino de ciências
acompanhou os movimentos mundiais e propiciou uma visão crítica da ciência.
adotou, quase que exclusivamente, métodos construtivistas, em todo o período, facilitando a compreensão da ciência enquanto pesquisa.
trouxe muitas atividades práticas para a sala de aula e abandonou o livro didático como instrumento de orientação dos currículos.
foi fortemente influenciado pela abordagem comportamentalista, com uma leve transição para o cognitivismo, devido ao contexto político ditatorial.
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