História - Teoria em História - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
apesar de ser uma tarefa difícil, tanto para os colonizadores espanhóis quanto para os historiadores contemporâneos, é fundamental sujeitar a realidade aos seus próprios métodos de conquista ou de análise histórica.
a incompetência demonstrada pelas sociedades pré-colombianas em conduzir sua própria história foi consequência de sua incapacidade de estabelecer modelos civilizatórios semelhantes aos dos europeus.
um modelo pronto e acabado não foi uma aspiração exclusiva dos colonizadores espanhóis nem da análise histórica de muitos pesquisadores, porém, seu principal problema consiste em obrigar a realidade, por bem ou por mal, a adquirir a forma do modelo.
a superioridade cultural dos espanhóis à época da conquista da América foi benéfica para os indígenas, visto que estes não possuíam seus próprios modelos e viviam como animais selvagens.
a História da América não começa com o passado indígena porque a inexistência de modelos nestas sociedades impossibilita que o historiador desenvolva métodos de análise e de reconstituição histórica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...