Acerca das inter-relações entre identidade e memória e a preservação a partir da mediação tecnológica, assinale a alternativa correta.
Estudos acerca das relações entre identidade social e manutenção de acervos materiais e imateriais apontam para a necessidade da preservação por meio de recursos tecnológicos que privilegiem minorias em risco.
Abordagens acerca da memória como referência política para a produção e apropriação de territórios materiais e simbólicos devem contemplar as culturas cujo espaço geográfico seja de relevância para uma sociedade. Sociedades indígenas que se contaminaram culturalmente perderam sua relevância como produtoras de culturas.
A produção audiovisual do espaço e da memória pode ser analisada pela qualidade dos meios de preservação e acessibilidade. Os registros digitais, por exemplo, são de relevante valor em relação àqueles de comprovada materialidade.
Estudos culturais nos países centrais e latinoamericanos são analisados a partir de contextos tecnológicos. Produções culturais mais próximas aos Estados Unidos, por exemplo, adquirem maior visibilidade, dada à aproximação das matrizes culturais.
As produções culturais em âmbito global, local ou virtual, bem como as redes de sociabilidades passaram a ser inseridas nos contextos de discussões de preservação e acessibilidade graças à mediação tecnológica. Ferramentas como a Internet, por exemplo, favorecem o acesso aos acervos virtuais e podem estabelecer novas formas de socialização de manifestações e produtos culturais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...