Assinale a alternativa incorreta acerca da importância do historiador no panorama dos eventos historiográficos.
O historiador não cria personagens nem fatos. No máximo, os descobre, fazendo-os sair da sua invisibilidade. Tal descoberta se dá de várias formas: um registro escrito, pinturas, fotografias etc.
As diversas teorias alavancadas pelo historiador também permitem que exista um trânsito entre os acontecimentos, os espaços e os recortes históricos, pois o historiador não tem certeza absoluta de reconstruir um fato na tal temporalidade já escoada, irremediavelmente perdida e não-recuperável, do acontecido.
Historiadores podem, de vários modos, reconstruir o recorte histórico. Para isso, munem-se de várias ferramentas e procedimentos. Os historiadores também mediatizam mundos, conectando escrita e leitura e dando sentido aos fatos.
A formação de um historiador é determinante para sua atuação. Isso porque ele está incumbido de dar conta de esclarecer todos os eventos históricos, filtrando o que é ficcional e deixando evidente apenas aquilo que está no entendimento verdadeiro. Uma tese apresentada por um historiador não pode ser refutada.
O historiador precisa lançar olhares diversificados para os sujeitos do processo historiográfico. A título de exemplo, tem-se o caso do negro, recuperado como ator e agente da história desde algumas décadas, embora sempre tenha estado presente. Apenas não era visto ou considerado, tal como as mulheres ou outras tantas ditas minorias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...