Acerca da relevância do museu no tocante ao diálogo mantido com a historiografia, assinale a alternativa incorreta.
Ao promover o diálogo entre tais áreas, a ideia de participar ativamente da produção de conhecimento por meio da interação com o público precisa levar o monitor ou supervisor das visitas não apenas a saber o que cada obra ou peça exposta representa em si, mas como ela pode estar inserida na vida do público e(ou) na sua percepção acerca da sociedade.
Ao imaginar a interação entre museu e historiografia, deve prevalecer a ideia primeira que o museu tem como objetivo preservar os objetos de interesse historiográfico. Esses objetos (mapas, documentos, móveis, obras de arte) refletem a noção de passado e, para tanto, os projetos de acesso às informações advindas desses objetos só podem ser atestadas com o aval do historiador.
Para tornar seu acervo significativo, o projeto educativo precisa visar à diversidade de seu público. Nesse sentido, ao privilegiar a pluralidade das informações que as pessoas têm acerca do acervo, as experiências no espaço do museu poderão ser mais intensas.
Deve-se pensar o museu não mais como um ambiente em que se guardam apenas coisas antigas, mas como um ambiente em que as experiências do público, por exemplo, têm papel fundamental para a dinâmica do próprio museu.
No espaço museal, é importante considerar que o público pode não adquirir um conhecimento imediato. As informações adquiridas podem ser acionadas em outros momentos, fortalecendo as ligações entre o acervo apresentado e os fatos que se constituem história.
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