Acerca das inter-relações no campo da historiografia brasileira, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correta.
I A disseminação de atividades industriais no espaço urbano brasileiro ao longo de diferentes décadas vem oferecendo uma nova fisionomia, tanto do ponto de vista geográfico como da repartição de atividades econômicas. Para a historiografia, as relações entre as mudanças advindas com novas ocupações do espaço e novas ordenações sociais fazem parte de uma grande engrenagem que move um processo histórico.
II Para o historiador, as mudanças devem considerar os entraves políticos, sociais, econômicos ou culturais, por exemplo, que acabam levando o Estado a repensar seu novo papel de gestor da reestruturação socioespacial. Assim, a economia brasileira, em especial o setor industrial, sofre transformações típicas do processo de globalização e universalização do capital, adaptando-se às novas exigências mercadológicas.
III Para a Nova Historiografia, ao adentrar nos estudos de cunho econômico e social, em consonância com as novas realidades históricas, faz-se necessário considerar que o velho começa a dar lugar ao novo, e um novo cenário em plena transformação vai sendo desenhado, com base nas influências do mundo globalizado.
IV O papel do historiador brasileiro, assim como daqueles que estão em países subdesenvolvidos, está atrelado a todos os aspectos acima descritos; no entanto, sua limitação, enquanto cientista social, não permite reflexões ou interferências nos cenários entrevistos, uma vez que seu principal papel é descrever os fatos, sem jamais emitir opiniões que possam vir a desfigurar as características de um acontecimento.
Nenhum item está certo.
Há apenas um item certo.
Há apenas dois itens certos.
Há apenas três itens certos.
Todos os itens estão certos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...