A partir do texto apresentado, assinale a opção correta, com relação à dinâmica historiográfica do século XX e seu impacto no ensino de história.
- A. Na Itália, a chamada micro-história, iniciada por Carlo Ginzburg e Giovanni Levi, caracterizou-se pela rejeição à narrativa e pela aversão à investigação de estruturas sociais e culturais, expressando-se na didática de história por meio da metodologia da história oral.
- B. Para Bloch, a tradição historiográfica deve ser substituída pela análise sociológica, fato que se reflete na inserção nos currículos escolares da disciplina sociologia.
- C. Depreende-se do texto precedente que o uso das tecnologias de informação no ensino de história deturpa o pensamento de Bloch, uma vez que o historiador defende a ideia de que a legitimidade do conhecimento histórico está no exame de acontecimentos do passado e na negação da história do presente.
- D. No texto, o tema história, uma ciência na infância, vista como empreendimento racional de análise e objeto de conhecimento, denota uma crítica à tradição da historiografia política e à predileção dessa forma de abordagem histórica por procedimentos narrativos de representação.
- E. A renovação desencadeada na França pela denominada Escola dos Annales não exerceu influência significativa sobre a didática e a tradição historiográfica brasileira do século XX, de caráter preponderantemente marxista.