Um aluno foi aprovado em vestibular de uma instituição pública federal para o curso de medicina. Apesar de seu rendimento acadêmico ter sido similar ao da média da turma e de estar motivado intrínsecamente por realizar o sonho de se tornar médico, o aluno sentia-se excluído pelos colegas e professores. Sua família e sua namorada eram muito afetuosas e estimulavam-no a permanecer no curso. Todavia, moravam em outra cidade, o que incomodava o estudante. No quarto ano do curso, quando deveria iniciar as atividades do internato, programa de estágio obrigatório em medicina, o aluno resolveu trancar a sua matrícula da universidade, alegando não se sentir preparado para assumir essa responsabilidade.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os próximos itens, relativos ao papel do psicólogo na identificação das causas de evasão e repetência na educação superior.
O questionário de vivências acadêmicas (QVA) poderia ter sido aplicado nos anos iniciais para avaliar a adaptação e o rendimento do aluno.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...