Para C. Argyris (1968), a competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais de acordo com três critérios: percepção acurada da situação interpessoal, de suas variáveis relevantes e respectiva interrelação; habilidade de resolver realmente os problemas interpessoais, de tal modo que não haja regressões; e
- A. feedback claro, direto e respeitoso, conduzindo as pessoas para definir ações de desenvolvimento que permitam elevar a qualidade das relações que se estabelece na empresa.
- B. flexibilidade perceptiva e comportamental possibilitando a análise da relação interpessoal, considerando as diversas variáveis e estilos pessoais envolvidos na situação.
- C. solução alcançada de tal forma que as pessoas envolvidas continuem trabalhando juntas tão eficientemente, pelo menos, como quando começaram a resolver seus problemas.
- D. habilidade para utilizar técnicas de comunicação que permitam clareza das variáveis lógicas e emocionais e abertura para manifestar impressões, ideias e opiniões.
- E. habilidade para reconhecer e compreender os processos motivacionais intrínsecos, envolvidos nas relações interpessoais, estabelecendo relações abertas.