Pode-se considerar quatro hipóteses para analisar as associações de incidência de alcoolismo ao trabalho, independentes do status do trabalhador ou de suas características demográficas ou individuais. São elas: modelo estrutural, controle social, acessibilidade social e modelo motivacional. Na hipótese de acessibilidade social,
- A. identifica-se algumas normas sociais de um determinado grupo no qual o beber atua como fator de socialização dos trabalhadores, sendo que alguns desenvolverão um beber problemático.
- B. há pouca inibição do uso do álcool, além de falta de supervisão e pouca visibilidade do desempenho e, sob certas circunstâncias, os indivíduos estão mais vulneráveis, podendo desenvolver o alcoolismo.
- C. a característica da estrutura de trabalho produz estresse ou alienação, podendo estar associada a trabalhos de baixa complexidade, rotinização do trabalho, levando à ansiedade aliviada ao beber.
- D. a justificativa para o uso do álcool está nas condições de trabalho (frio, calor, sujeira e umidade) e de isolamento social, que somadas às caracteristicas individuais levariam a um beber problemático.
- E. há necessidade de mascarar as experiências dolorosas no trabalho, aliviadas ao beber, geradas por assédio sexual ou moral, sem que a organização possua políticas de proteção ao trabalhador.