Segundo Dejours, criador da psicodinâmica do trabalho, existem atualmente três patologias no trabalho: a sobrecarga, a servidão voluntária e a violência. De acordo com essas informações, assinale a opção correta, no que se refere a essas patologias.
- A. A servidão voluntária acomete de forma mais intensa gestores do que trabalhadores operacionais.
- B. A racionalidade instrumental do trabalho pode levar o trabalhador a ser menos capturado pelas patologias no trabalho, por meio da necessidade de realização e de reconhecimento de elementos nucleares para identidade, da subjetividade e da emancipação.
- C. A banalização do sofrimento, das injustiças e do mal são estratégias que garantem a produtividade da organização do trabalho, sendo, portanto, modos saudáveis de manifestação da violência no trabalho.
- D. A patologia da violência caracteriza-se por diversas práticas agressivas do indivíduo contra si mesmo, contra os outros e contra o patrimônio, sendo o vandalismo, a sabotagem, o assédio moral e as tentativas ou concretização de suicídio as formas mais radicais de violência contra si mesmo.
- E. As lesões por esforços repetitivos (LER), os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) e os problemas psicossomáticos são patologias de hipersolicitação cuja origem é individual, social e organizacional, sendo particularmente dependentes das prescrições da organização do trabalho.