Informática / Microinformática - Conceitos Básicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Os padrões de interoperabilidade de governo eletrônico (e-Ping) definem um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da tecnologia de informação e comunicação (TIC) nos serviços de governo eletrônico, estabelecendo as condições de interação entre sistemas. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A arquitetura e-Ping abrange o intercâmbio de informações entre os sistemas do governo federal e os dos governos estadual e municipal, dos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo e das OSCIPs em geral, sendo excluídos desse processo, devido à abrangência do programa, os cidadãos e os governos de outros países.
Esses padrões restringem-se à definição dos requisitos de intercâmbio de dados e das condições de disponibilidade desses dados para dispositivos de acesso, sem padronizar a forma de apresentação das informações dos serviços de governo eletrônico.
Visando maior rapidez de aplicabilidade, a e-Ping define que, sempre que possível, devem ser adotados padrões fechados nas especificações técnicas, privilegiando o uso de software proprietário.
De acordo com a e-Ping, apenas os dados públicos e de livre consulta devem ser transmitidos entre os sistemas, visto que não há garantia de segurança total na transação dos dados entre os entes envolvidos. Essa prerrogativa gera isenção de garantia de privacidade para os órgãos responsáveis por oferecer serviços de governo eletrônico.
As áreas cobertas por e-Ping segmentam-se em linguagem de programação, interconexão, sistemas gerenciadores de banco de dados, segurança e organização e intercâmbio de informações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...