Os atuais padrões de qualidade incluem preocupações com a qualidade de vida do trabalhador e uma consequente modificação no jogo de interesses envolvidos no trabalho assalariado. Com um aparente afastamento da lógica da divisão de trabalho, preconiza-se uma mudança na relação entre trabalhador e trabalho. Essa mudança no sentido do trabalho ainda está longe de ser alcançada e ainda é muito mais teórica que prática.
Como se pode descrever o sentido do trabalho proposto pela gestão de qualidade?
- A. O trabalho deve garantir as necessidades materiais do trabalhador, fornecendo-lhe os meios para acessar os bens oferecidos pela cultura, minimizando a percepção das diferenças sociais por essa via.
- B. Sendo uma atividade intermediária entre os registros pessoal e social, o trabalho deve garantir a disponibilidade de tempo e saúde para que o trabalhador possa investir em sua vida pessoal fora do ambiente do trabalho.
- C. O trabalho é um meio para o exercício da potencialidade criativa, possibilitando ao homem modificar o meio à medida que modifica a si mesmo, em um ambiente profissional facilitador e promotor de crescimento.
- D. O trabalho é a única maneira pela qual é legítimo que se angarie reconhecimento social e acesso aos bens oferecidos pela cultura, sendo, portanto, necessariamente aceitável como parte do ônus social.
- E. O trabalho é descrito através da noção de ética da responsabilidade de Durkheim, que fundamenta a necessidade dessa atividade como parte do preço que se paga para a integração na vida social.