Questão número 59616

Leia o texto a seguir para responder às questões 32 e 33.

“Ferreiro e Teberosky, psicolinguistas argentinas, iniciaram, em 1974, uma investigação, partindo da concepção de que a aquisição do conhecimento se baseia na atividade do sujeito em interação com o objeto de conhecimento e demonstraram que a criança, antes de chegar à escola, tem ideias e faz hipóteses sobre o código escrito, descrevendo os estágios linguísticos que percorre até a aquisição da leitura e da escrita. As pesquisadoras (1986) desenvolvem também aspectos propriamente linguísticos da Psicogênese da língua escrita, quando descrevem o aprendiz formulando hipóteses a respeito do código, percorrendo um caminho que pode ser representado nos níveis pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético.”

Essa construção da pesquisa segue uma linha regular, organizada em três grandes períodos. São eles, EXCETO:

  • A. Distinção entre o modo de representação icônica ou não icônica.
  • B. Codificação e descodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita.
  • C. Construção de formas de diferenciação, controle progressivo das variações sobre o eixo qualitativo e o eixo quantitativo.
  • D. Fonetização da escrita, quando aparecem suas atribuições de sonorização, iniciada pelo período silábico e terminando no alfabético.
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