Para justificar o fracasso escolar, há diversas abordagens. É correto afirmar que, EXCETO:
- A. Uma das explicações baseia-se no estado de prontidão da criança.
- B. A constatação de que a criança imatura para a alfabetização é quase sempre a de nível socioeconômico baixo, possibilitou a elaboração de uma outra explicação para o fracasso escolar, denominada teoria da carência cultural.
- C. O pressuposto presente na teoria da carência cultural, de que a linguagem e a cultura das crianças das camadas populares são deficientes, foi desmistificado, principalmente, por estudos de natureza sociolinguística e antropológica.
- D. Tanto a psicogênese quanto a teoria da diferença cultural propõem uma mudança de postura por parte dos professores, enfatizando o respeito aos padrões culturais e linguísticos e a forma de pensamento das crianças das camadas populares.
- E. Segundo a teoria da diferença cultural, o sucesso e o fracasso na alfabetização são explicados a partir de características individuais de desenvolvimento cognitivo e da inadequação da escola em identificar e considerar essas características na apropriação da leitura e da escrita pela criança.