Um Técnico de Suporte sempre verifica tudo antes de ligar um microcomputador que está sendo montado. Entre as verdades e os mitos sobre os cuidados e os erros, é INCORRETO dizer que
- A. se o primeiro boot ocorrer bem, isso quer dizer que o setup e as configurações, principalmente as relacionadas com o clock, as tensões da fonte e as tensões utilizadas pelo processador estão corretas. Ao terminar o boot, deve-se continuar instalando e testando os demais componentes, um de cada vez, sem se esquecer de conectar a fonte na tomada e mantê la ligada para o acionamento do cooler.
- B. pode ocorrer um estampido instantâneo quando se liga o micro sem instalar o cooler ou quando este está mal encaixado. Quando está corretamente instalado, mas não está ligado na alimentação, o calor é absorvido pelo metal do cooler, fazendo com que o processo de aquecimento seja mais gradual e o processador trave ou desligue, sem realmente queimar.
- C. um processador sem o heat-spreader pode ser danificado durante a colocação do cooler. Sem a proteção metálica, o que fica em contato com o cooler é o próprio wafer de silício do processador, que é bastante frágil. Ao instalar o cooler em processadores sem o protetor, os cuidados devem ser maiores e deve-se aplicar pressão apenas sobre a presilha de encaixe, evitando exercer força diretamente sobre o cooler.
- D. na maioria dos casos, tentar ligar o micro com uma placa ou um pente de memória mal encaixado vai apenas fazer com que o boot pare com uma das sequências de bips do BIOS. Mas algumas combinações podem realmente causar sérios danos, sobretudo nas placas AGP ou PCI Express.
- E. ao montar um micro, o primeiro boot é sempre um momento crucial, já que uma fonte com problemas de fábrica ou algum componente mal encaixado pode causar um desastre. Ligar o micro pela primeira vez é chamado de smoke test.